sexta-feira, 24 de julho de 2015

Paradoxo



Paradoxo
Espiritual   X   Religioso


Espírito – Latim Spiritus – respiração – fôlego – ar.
Religião – Latim Religare – religar, união rápida entre homens e deuses.


Pintura de 1525 - "Supper at Emmaus" - artista Jacopo Pontormo
Espiritual e religioso são duas maneiras de se buscar respostas para dúvidas comuns para o sentido da existência humana:

O que somos nós? O que objetiva o viver? 

Para onde iremos após a morte física? Inicio – meio – fim?

Duas maneiras de se obter repostas para objetivos comuns como: Paz, conforto, iluminação, identidade, sucesso pessoal...

Religião se baseia em respostas prontas, rituais, ética, moral, normas, conceitos – certo/errado – falso/verdadeiro. Disputa de poder, hierarquia, diverge do diferente, induz a culpa.

Espiritualidade busca a conexão com o momento, o agora, com o entendimento e harmonia do seu universo interior e exterior. Busca a sabedoria através de questionamentos do não transformar o diferente em divergente.

Religião é voltada por uma busca de conhecimento EXTERNO – doação do seu poder pessoal a entidades desconhecidas, divergentes, incoerentes e subjetivas.

Espiritualidade é voltada a busca de conhecimento INTERNO – auto descoberta e manutenção do seu poder pessoal e respeito mutuo.

Toda a prática religiosa é espiritual, mas a espiritualidade não necessita da religião.

Religião é uma instituição que ameaça; aterroriza, escraviza e promove conflitos, guerras com a promessa de uma vida eterna.


Espiritualidade é uma vivência que encoraja e traz confiança promovendo a eternidade do espírito/alma.


"As religiões cresceram de 1000 (no inicio de 1900) para 10.500 hoje, e deve chegar a 15.000 versões sobre mais um deus, mais um salvador, mais um meio de encarcerar sua alma, nos próximos 25 anos. Esse crescimento bizarro de novas religiões no planeta mostra que o mundo moderno está longe de ser ateu e nem rejeita tanto assim a religiosidade quanto se pensa.

Isso me assusta, pois a função da religião é o engano, o desvio do auto conhecimento, da auto gerencia. Entregar sua alma para SERVIR um Senhor, um governante planetário, não deveria ser a meta dessa sua ultima passagem... Você precisa despertar dessa hipnose. (...)
 Leia outras mais na tia Laura

O amor é a total atenção.
A energia que cria o bem ou o mal é a mesma.
O "problema" é de sintonia.

Deu para ligarem mais uns novos velhos pontos? 
Comecem por vocês e ajudem alguém mais (somos espelhos)...
Caprichemos nos deveres de casa.
Espero faxinando, estar contribuindo.
Um fraterno abraço a todos.
Sinto muito, vos amo, me perdoem, sou grato.
Inté!

Um comentário:

  1. Olá Aldo,
    Pois é... todos somos irmãos não há dúvida disso e também não há dúvida que a minha liberdade acaba onde começa a sua. A tia Laura tem razão em muita, muita coisa e você também. A energia é realmente a mesma. Agora diga-me querido, será que a tia Laura conhece as Leis Naturais? Decerto que sim, mas parece que observou pouco, pois toda a Natureza é hierárquica...  os golfinhos também educam seus filhos. Há Irmãos Maiores e Irmãos Menores, se não, porque ensina o que sabe a quem está desejoso de conhecimento? Quem poderá ensinar quais os lados da Energia à disposição e quais as consequências da escolha? Viu porque a Terra está como está? Ninguém se entende.

    De qualquer forma deixo aqui um vídeo de Bob Dean, que é para mim um herói e veja... ele também não sabia que a Terra tem um Príncipe... veja no final, como ele aprendeu. Sabe cada um com cada qual... religião à parte, claro. As crianças adoram ser orientadas, não da forma que um planeta anárquico como o nosso faz e claro, é a eterna criança que está dentro de mim que fala neste momento.
    Uma boa lição de Buda sobre Deus:

    https://www.youtube.com/watch?v=4SrjnH296F4

    ResponderExcluir

Não seja indelicado, não seja belicoso, não seja desumano, não seja inumano, use seu coração amoroso e as palavras lúcidas surgirão da paz de sua divina e perfeita pessoa iluminando infinitos mundos.